segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Criminalização dos movimentos sociais - UNE é a bola da vez!

Não demorou muito para a turma do PIG (Partido da Imprensa Golpista) colocar a União Nacional dos Estudantes - UNE - nas páginas criminosas de seus jornais e sites, em mais uma tentativa de desmoralizar e crimizalizar as entidades dos movimentos sociais. Como já era de se esperar, o PIG abre espaço em seus noticiários com afirmações e acusações sobre a utilização de recursos de convênios assinados entre a UNE e o Governo Federal.


Sem muita criatividade para criar situações como esta, mais uma vez o que se vê são informações distorcidas, quando a GLobo edita a entrevista com o presidente da UNE, Augusto Chagas, e trata a relação entre o Governo Federal e as organizações dos Movimentos Sociais, entre elas a UNE, como sendo de troca e acusa de governista o posicionamento das entidades.

Minha opinião, extremamente particular, é que a palavra que mais se aproxima das tentativas incessantes de desgastes é mediocridade. Mediocridade dos meios de comunicação de massa, tentativas de mediocrizar a relação do povo com um governo aberto e democrático, tentativa de mediocrizar a postura de respeito de um presidente com que faz a luta em defesa dos direitos de todos e todas, tentativa de mediocrizar os avanços que a sociedade brasileira conquistou com a eleição de Lula. Se hoje temos a democracia consolidade no Brasil, diálogo entre sociedade e poder público, mecanismos de controle social, recursos públicos financiando projetos sociais de empresas privadas ou entidades, temos motivos pra nos orgulhar, e a grande mídia (que também tem projetos e eventos financiados com dinheiro público) por mais golpista que seja, precisa reconhecer tais avanços, fazendo o papel que lhe é de direito, o de trazer informações para o grande público e não criar manchetes com o objetivo de desgastar e desqualificar as ações do governo e dos movimentos sociais.

Maíra Nogueira

Um comentário:

  1. Diria que não a UNE, somente. Há varias bolas.
    Uma, que tem sido combativa e, por meio de força, goela abaixo imposta, temos o MST.
    Esta semana no jornalão lí:"fraude no repasse de valores ao MST".
    Entendo que mesmo que tenha havido tal fato, este não deslegitima o Movimento. Pois, se desta forma o fosse, quando lermos:"Deputados da base aliada são acusados de participação em caixa dois". Esta noticia em tese tambem desqualificaria a velha tese de que o Poder emana do Povo e para o Povo. Uma vez que nossos representantes encontram-se envolvidos em coisas irregulares. Incompatíveis com suas atribuições as quais foram eleitos.
    Espero ter contribuido de alguma forma para o debate.

    Marcos Araújo

    ResponderExcluir