terça-feira, 30 de março de 2010

GOVERNO LULA BATE RECORDE DE APROVAÇÃO. POR QUE?

Há dois dias foi anunciada mais uma pesquisa sobre a avaliação da população com relação ao governo do Presidente Lula. Mais uma vez a aprovação bate recorde e Lula chega próximo à unanimidade, junto com a ampla aprovação e popularidade traz a figura de Dilma Roussef, candidata de Lula, do PT e que e breve terá o apoio oficial dos comunistas para a disputa presidencial que se aproxima, com grandes perspectivas de vitória. Lula consegue com sucesso o que muitos duvidavam, transferir o apoio de sua base política e seu eleitorado para Dilma.

Mas o que está por traz (ou à frente) de uma aprovação histórica, desde que o9 Datafolha realizou este tipo de pesquisa pela primeira vez, em 1990?

Eu poderia aqui citar os programas sociais, os investimentos em infraestrutura, tecnologia, a política internacional, a relação com os movimentos sociais ou com o emprasariado, a política econômica, entre outras ações técnicas, práticas e que seriam natural de qualquer governo com a intenção de melhorar a vida da população.

E é justamente isso que interessa nesse momento. O projeto de desenvolvimento colocado em prática nesses quase 8 anos de Governo Lula transformou a vida do povo, a realidade do Brasil. Não estou aqui dizendo que alcançamos o socialismo (que eu acredito ser a sociedade adequada, justa, ideal), principalmente porque nem o Lula, nem o PT é socialista, nem tem práticas socialistas, mas o que faz o presidente e seu governo baterem todos os recordes positivos é essa mudança e o que as pessoas sentem com relação ao que vivem diariamente.

Mudanças, perspectivas, esperança, auto-estima, ter o que comer, ter o que dar de comer, descobrir, conhecer, aprender, fazer parte de uma sociedade ainda excludente, preconceituosa, mas que vai se transformando e tendo a necessidade de incluir quem antes estava à margem, opinar, fazer a diferença, participar da tranformação, da construção, viver tudo isso, gente se sentir gente, cidadão se sentir cidadão, povo ser povo, e todos acreditarem que fazem parte do futuro.

Maíra Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário