quarta-feira, 9 de junho de 2010

FÓRUM ESTADUAL DE INSTÂNCIAS DE MULHERES DE PARTIDOS POLÍTICOS CONSTITUÍDO NO PARÁ

É com satisfação que falo da constituição do Forum de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos do estado do Pará, ontem no auditório da SEJUDH, que contou com grande apoio e presença da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos das Mulher.

A representante do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos, Liege Rocha (PCdoB), falou da constituição destes Fóruns nos estados e do papel que estes espaços vem desempenhando nas discussões em torno da chamada mini-reforma eleitoral, em especial de 3 pontos que dão atenção às questões referentes à participação das mulheres nas eleições e que destinam às militantes 5% do fundo partidário para a formação política, 10% do tempo de tv e exigem o PREENCHIMENTO de 30% das vagas nas chapas; além da plataforma aprovada na II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

Os Fóruns são compostos pelas instâncias responsáveis pelo trabalho de mulheres dos partidos políticos e nacionalmente é composto por 17 partidos. No Pará, inicialmente 10 partidos participaram da constituição:

Partido Comunista do Brasil - PCdoB
Partido Humanista Brasileiro - PHS
Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB
Partido Popular Socialista - PPS
Partido Progressista - PP
Partido Socialista Brasileiro - PSB
Partido dos Trabalhadores - PT
Partido Trabalhista do Brasil - PTdoB
Partido Verde - PV
Partido Social Liberal - PSL

A primeira reunião do Fórum vai ser no dia 16 de junho, na sede da OAB-PA, e são esperados representantes de outros partidos políticos. É o primeiro passo para o fortalecimento da participação política das mulheres nos espaços de poder e decisão no estado com a contribuição direta dos partidos.


Maíra Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário