sexta-feira, 30 de abril de 2010

A marca classista do 1º de Maio

“Se acreditais que enforcando-nos podeis conter o movimento operário, esse movimento constante em que se agitam milhões de homens que vivem na miséria, os escravos do salário; se esperais salvar-vos e acreditais que o conseguireis, enforcai-nos! Então vos encontrarei sobre um vulcão, e daqui e de lá, e de baixo e ao lado, de todas as partes surgirá a revolução. É um fogo subterrâneo que mina tudo”. Augusto Spies, 31 anos, diretor do jornal Diário dos Trabalhadores.

“Se tenho que ser enforcado por professar minhas idéias, por meu amor à liberdade, à igualdade e à fraternidade, então nada tenho a objetar. Se a morte é a pena correspondente à nossa ardente paixão pela redenção da espécie humana, então digo bem alto: minha vida está à disposição. Se acreditais que com esse bárbaro veredicto aniquilais nossas idéias, estais muito enganados, pois elas são imortais''. Adolf Fischer, 30 anos, jornalista.

“Em que consiste meu crime? Em ter trabalhado para a implantação de um sistema social no qual seja impossível o fato de que enquanto uns, os donos das máquinas, amontoam milhões, outros caem na degradação e na miséria. Assim como a água e o ar são para todos, também a terra e as invenções dos homens de ciência devem ser utilizadas em benefício de todos. Vossas leis se opõem às leis da natureza e utilizando-as roubais às massas o direito à vida, à liberdade e ao bem-estar”. George Engel, 50 anos, tipógrafo.

“Acreditais que quando nossos cadáveres tenham sido jogados na fossa tudo terá se acabado? Acreditais que a guerra social se acabará estrangulando-nos barbaramente. Pois estais muito enganados. Sobre o vosso veredicto cairá o do povo americano e do povo de todo o mundo, para demonstrar vossa injustiça e as injustiças sociais que nos levam ao cadafalso”. Albert Parsons lutou na guerra da secessão nos EUA.

As corajosas e veementes palavras destes quatro líderes do jovem movimento operário dos EUA foram proferidas em 20 de agosto de 1886, pouco após ouvirem a sentença do juiz condenando-os à morte. Elas estão na origem ao 1º de Maio, o Dia Internacional dos Trabalhadores. Na atual fase da luta de classes, em que muitos aderiram à ordem burguesa e perderam a perspectiva do socialismo, vale registrar este marco histórico e reverenciar a postura classista destes heróis do proletariado. A sua saga serve de referência aos que lutam pela superação da barbárie capitalista.

A origem do 1º de Maio está vinculada à luta pela redução da jornada de trabalho, bandeira que mantém sua atualidade estratégica. Em meados do século XIX, a jornada média nos EUA era de 15 horas diárias. Contra este abuso, a classe operária, que se robustecia com o acelerado avanço do capitalismo no país, passou a liderar vários protestos. Em 1827, os carpinteiros da Filadélfia realizaram a primeira greve com esta bandeira. Em 1832, ocorre um forte movimento em Boston que serviu de alerta à burguesia. Já em 1840, o governo aprova o primeiro projeto de redução da jornada para os funcionários públicos.

Greve geral pela redução da jornada

Esta vitória parcial impulsionou ainda mais esta luta. A partir de 1850, surgem as vibrantes Ligas das Oito Horas, comandando a campanha em todo o país e obtendo outras conquistas localizadas. Em 1884, a Federação dos Grêmios e Uniões Organizadas dos EUA e Canadá, futura Federação Americana do Trabalho (AFL), convoca uma greve nacional para exigir a redução para todos os assalariados, “sem distinção de sexo, ofício ou idade”'. A data escolhida foi 1º de Maio de 1886 - maio era o mês da maioria das renovações dos contratos coletivos de trabalho nos EUA.

A greve geral superou as expectativas, confirmando que esta bandeira já havia sido incorporada pelo proletariado. Segundo relato de Camilo Taufic, no livro “'Crônica do 1º de Maio”, mais de 5 mil fábricas foram paralisadas e cerca de 340 mil operários saíram às ruas para exigir a redução. Muitas empresas, sentindo a força do movimento, cederam: 125 mil assalariados obtiveram este direito no mesmo dia 1º de Maio; no mês seguinte, outros 200 mil foram beneficiados; e antes do final do ano, cerca de 1 milhão de trabalhadores já gozavam do direito às oito horas.

“Chumbo contra os grevistas”, prega a imprensa

Mas a batalha não foi fácil. Em muitas locais, a burguesia formou milícias armadas, compostas por marginais e ex-presidiários. O bando dos “'Irmãos Pinkerton” ficou famoso pelos métodos truculentos utilizados contra os grevistas. O governo federal acionou o Exército para reprimir os operários. Já a imprensa burguesa atiçou o confronto. Num editorial, o jornal Chicago Tribune esbravejou: “O chumbo é a melhor alimentação para os grevistas. A prisão e o trabalho forçado são a única solução possível para a questão social. É de se esperar que o seu uso se estenda”.

A polarização social atingiu seu ápice em Chicago, um dos pólos industriais mais dinâmicos do nascente capitalismo nos EUA. A greve, iniciada em 1º de Maio, conseguiu a adesão da quase totalidade das fábricas. Diante da intransigência patronal, ela prosseguiu nos dias seguintes. Em 4 de maio, durante um protesto dos grevistas na Praça Haymarket, uma bomba explodiu e matou um policial. O conflito explodiu. No total, 38 operários foram mortos e 115 ficaram feridos.

Os oito mártires de Chicago

Apesar da origem da bomba nunca ter sido esclarecida, o governo decretou estado de sítio em Chicago, fixando toque de recolher e ocupando militarmente os bairros operários; os sindicatos foram fechados e mais de 300 líderes grevistas foram presos e torturados nos interrogatórios. Como desdobramento desta onda de terror, oito líderes do movimento - o jornalista Auguste Spies, do “'Diário dos Trabalhadores”', e os sindicalistas Adolf Fisher, George Engel, Albert Parsons, Louis Lingg, Samuel Fielden, Michael Schwab e Oscar Neebe - foram detidos e levados a julgamento. Eles entrariam para a história como “Os Oito Mártires de Chicago”.

O julgamento foi uma das maiores farsas judiciais da história dos EUA. O seu único objetivo foi condenar o movimento grevista e as lideranças anarquistas, que dirigiram o protesto. Nada se comprovou sobre os responsáveis pela bomba ou pela morte do policial. O juiz Joseph Gary, nomeado para conduzir o Tribunal Especial, fez questão de explicitar sua tese de que a bomba fazia parte de um complô mundial contra os EUA. Iniciado em 17 de maio, o tribunal teve os 12 jurados selecionados a dedo entre os 981 candidatos; as testemunhas foram criteriosamente escolhidas. Três líderes grevistas foram comprados pelo governo, conforme comprovou posteriormente a irmã de um deles (Waller).

A maior farsa judicial dos EUA

Em 20 de agosto, com o tribunal lotado, foi lido o veredicto: Spies, Fisher, Engel, Parsons, Lingg, Fielden e Schwab foram condenados à morte; Neebe pegou 15 anos de prisão. Pouco depois, em função da onda de protestos, Lingg, Fielden e Schwab tiveram suas penas reduzidas para prisão perpétua. Em 11 de novembro de 1887, na cadeia de Chicago, Spies, Fisher, Engel e Parsons foram enforcados. Um dia antes, Lingg morreu na cela em circunstâncias misteriosas; a polícia alegou “suicídio”. No mesmo dia, os cinco “'Mártires de Chicago” foram enterrados num cortejo que reuniu mais de 25 mil operários. Durante várias semanas, as casas proletárias da região exibiram flores vermelhas em sinal de luto e protesto.

Seis anos depois, o próprio governador de Illinois, John Altgeld, mandou reabrir o processo. O novo juiz concluiu que os enforcados não tinham cometido qualquer crime, “tinham sido vitimas inocentes de um erro judicial”. Fielden, Schwab e Neebe foram imediatamente soltos. A morte destes líderes operários não tinha sido em vão. Em 1º de Maio de 1890, o Congresso dos EUA regulamentou a jornada de oito horas diárias. Em homenagem aos seus heróis, em dezembro do mesmo ano, a AFL transformou o 1º de Maio em dia nacional de luta. Posteriormente, a central sindical, totalmente corrompida e apelegada, apagaria a data do seu calendário.

Em 1891, a Segunda Internacional dos Trabalhadores, que havia sido fundada dois anos antes e reunia organizações operárias e socialistas do mundo todo, decidiu em seu congresso de Bruxelas que “no dia 1º de Maio haverá demonstração única para os trabalhadores de todos os países, com caráter de afirmação de luta de classes e de reivindicação das oito horas de trabalho”. A partir do congresso, que teve a presença de 367 delegados de mais de 20 países, o Dia Internacional dos Trabalhadores passou a ser a principal referência no calendário de todos os que lutam contra a exploração capitalista.

Publicado no blog do Miro
www.altamiroborges.blogspot.com

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Um pequeno Brasil chamado Pará

Há alguns anos escrevi uma nota para um blog aqui do estado sobre a polêmica da divisão do Pará. A nota tinha um perfil muito específico para o momento e para aquele blog, mas fundamentalmente representou a minha opinião e de outas tantas pessoas.

Convocação do Plebiscito

Na quarta-feira (14/04) foi aprovada na Câmara a urgência para a votação da matéria que convoca o plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará em três, criando os Estados do Tapajós e Carajás.

O Plebiscito oportuniza a manifestação de toda a população do Pará, mas há que se dizer da necessidade de maiores estudos e debates entre os setores da sociedade civil organizada, estudos dos impactos econômicos, políticos e sociais, e o próprio poder público, anteriores à consulta que deve ser feita à população, que possam subsidiar as opiniões de forma consequente, visando avanços no desenvolvimento das diversas regiões e não apenas o que corresponderia ao oeste, sul e sudeste.


Um novo Pará, um novo Brasil

Em meio a todos os aspectos que vem sendo apresentado ao longo dos anos, em especial uma situação de abandono vivido por todo o Pará nos 12 anos de governo demo-tucano, outros precisam ser avaliados, novas realidades que vem sendo construídas a partir de uma nova forma de ver e construir o Estado, que teve início em 2007, com a eleição da governadora Ana Júlia, e com massivo apoio da população e dos partidos mais progressistas, como o PCdoB.

O objetivo aqui não é fazer defesa do governo, mas reconhecer que nossa realidade é bem outra!
Em um estado com as dimensões e características tão particulares como o nosso, é impossível fazer avaliações frias e oportunistas como vem surgindo de algumas "lideranças" políticas. Também é impossível dizer que conseguimos alcançar um patamar de desenvolvimento equivalente entre as regiões e ideal para a população.

O fato é que o Pará mudou pra melhor sim! O projeto de desenvolvimento prioriza quem estava esquecido, dá oportunidades e inverte prioridades. Caminha na estrada certa, inclui, valoriza, cuida, aprende e ensina, dentro de um país que também mudou. Com dimenensões continentais, uma incrível diversidade cultural, social, econômica e financeira. Um país que cresceu, se afirmou se fez de todos e todas e será cada vez mais. Esse deve ser um dos aspectos centrais de todas essas discussões, em qual estrada vamos caminhar?

A voz do povo é a voz do povo!!!!

A defesa do plebiscito é justa e deve ser feita por todos e todas, com todas as informações a que temos direito, com todos os estudos que precisamos, e com ampla participação.

Acredito que é nosso momento de nos (re)conhecer enquanto Estado, estado, povo, população, indentidade. Afinal a beleza da diversidade, a luta contra as desigualdades, a força do povo é a cara do Pará, é a cara do Brasil.


Maíra Nogueira

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Senado decide sobre indenização a UNE por destruição de sua sede em 1964

Com a falta de tempo que tenho para escrever, afinal não tenho computador pessoal, segue uma breve notícia para que os camaradas sintam parte da tensão que me acompanha desde que assumi a tarefa de Relações Institucionais da UNE.
E vamos à luta!
De Brasília, Marcela.
O Estado brasileiro deve ser obrigado a reconhecer sua responsabilidade na destruição, em 1964, da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro, e pagar indenização pelo incêndio ali ocorrido. Iniciativa neste sentido está entre os projetos que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vota na próxima terça-feira (20).

Do prédio da UNE, situado na praia do Flamengo, estudantes brasileiros conduziram lutas contra o Estado Novo, em defesa do petróleo e por uma escola pública de qualidade. Ali o presidente João Goulart foi, com todo o seu ministério, agradecer a participação dos estudantes na campanha da legalidade que lhe garantiu assumir a Presidência da República depois da renúncia de Janio Quadros.

A UNE foi o centro político nevrálgico do Rio de Janeiro e do Brasil nos conturbados anos 60, de acordo com o testemunho do ex-deputado Aldo Arantes, que presidiu a entidade. Em entrevista ao portal EstudanteNet, Arantes diz que o prédio era conhecido à época como a "Casa da Resistência Democrática".

O projeto (
PLC 19/10) cria uma comissão de representantes do governo destinada a fixar o valor e a forma de indenização que o Estado deverá pagar. O valor da indenização a ser apurado por esse grupo de trabalho não poderá ultrapassar o limite de seis vezes o valor de mercado do terreno localizado na praia do Flamengo.

O projeto foi enviado ao Legislativo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já aprovado na Câmara, será relatado na CAE pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES). Se aprovado na CAE, seguirá ainda para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, antes de ser sancionado.

Leia mais notícias sobre a sede:
http://www.une.org.br/acampamento

Fonte: Agência Senado

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Jornada de lutas UNE/UBES foi a que mais repercutiu nessa década

Para homenagear o camarada nortista Yan, presidente da UBES_por muitas vezes meu companheiro de quarto, de perrengues, de longas caminhadas no sol quente, de pirangagem e de luta, e como todo nortista fora de casa, sempre carente de companhia)_segue um artigo do também grande figura, Anderson Bahia.
Há cinco meses à frente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o amazonense Yan Evanovick já conseguiu mostrar nacionalmente o potencial de mobilização desenvolvido no estado e que o credenciou para a entidade nacional. Dirigentes da União da Juventude Socialista (UJS), da qual Yan também é membro, avaliaram que a jornada de lutas da UBES e da UNE desse ano foi a que mais repercutiu nos últimos 10 anos.
A informação foi dada pelo membro da direção nacional da UJS e também amazonense Bruno Correa, que participou da reunião da entidade semana passada, em Brasília.Realizada tradicionalmente no final do mês de março, a jornada de lutas das entidades máximas representativa dos estudantes brasileiros levou milhares de estudantes para as ruas de todo país. Na pauta, a luta por 50% do fundo social do pré-sal para a educação. Além das manifestações, a cobertura dada pelos principais jornais do país à atividade foi destacado pelos dirigentes da UJS. Apesar da característica conservadora da imprensa, sempre à serviço da oposição direitista DEM-PSDB, os maiores jornais do país destacaram de forma positiva as passeatas e a intervenção do movimento estudantil num debate de grande relevância para o país.Yan ficou conhecido por liderar as maiores mobilizações do país, em 2009, em defesa da manutenção da meia passagem em Manaus.
De Manaus,Anderson Bahia

Paulo Henrique Amorim: James Cameron, go home!

A província de São Paulo ofereceu ao derrotado do último Oscar, James Cameron, uma triunfal recepção na casa de Nizan Guanaes, o publicitário de Fernando Henrique e Serra. Cameron é contra a usina de Belo Monte. E eu sou contra o Avatar. Zero a zero.Por Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada
Cameron é 1001º americano sem emprego que vem para cá fazer marketing com a Amazônia. Por que ele não vai defender a floresta destruída do Pacific Northwest? Por que ele não vai protestar com a abertura do Leste americano à exploração de petróleo? Por que ele não vai defender a construção de usinas de energia nos Estados Unidos, que, segundo o presidente Obama, estão à beira de um colapso de infraestrutura?Segundo a colona (*) que o Otavinho publica na “Mônica Bergamo”, na seção “Ilustrada” da Folha (**), Cameron quer ser recebido pelo Lula. Para quê? O que ele tem a dizer ao Lula? O que ele tem a declarar aos brasileiros em geral (aos que estão fora da província, é claro)?Quanto ao anfitrião Nizan Guanaes, ele não é exatamente uma autoridade em energia elétrica. Ele, que ganhou muito dinheiro no Governo do Farol de Alexandria [Fernando Henrique Cardoso (que provocou um racionamento de energia de oito meses e tirou três pontos percentuais do PIB)].Nizan ganhou muito dinheiro com uma campanha publicitária em que o Farol dizia que o consumidor é que tinha provocado o apagão. Um gênio. Ou melhor, uns gênios!
(*) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (***) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí(**) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é ; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.(***) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista

segunda-feira, 12 de abril de 2010

UM MUNDO DE MARIAS

Eu queria ter postado essa letra há uma semana, mas visivelmente não o fiz. É uma letra do Chico (não é segredo minha "quedinha" por ele), Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que fala de liberdade, de amor livre, de futuro. Eu tentei postar o vídeo com uma belíssima interpretação do Milton Nascimento, mas não consegui. Quem puder veja http://www.youtube.com/watch?v=8m0NqDQ1go0

Olha Maria

Olha Maria
Eu bem te queria
Fazer uma presa
Da minha poesia
Mas hoje, Maria
Pra minha surpresa
Pra minha tristeza
Precisas partir

Parte, Maria
Que estás tão bonita
Que estás tão aflita
Pra me abandonar
Sinto, Maria
Que estás de visita
Teu corpo se agita
Querendo dançar

Parte, Maria
Que estás toda nua
Que a lua te chama
Que estás tão mulher
Arde, Maria
Na chama da lua
Maria cigana
Maria maré

Parte cantando
Maria fugindo
Contra a ventania
Brincando, dormindo
Num colo de serra
Num campo vazio
Num leito de rio
Nos braços do mar

Vai, alegria
Que a vida, Maria
Não passa de um dia
Não vou te prender
Corre, Maria
Que a vida não espera
É uma primavera
Não podes perder

Anda, Maria
Pois eu só teria
A minha agonia
Pra te oferecer

sexta-feira, 9 de abril de 2010

UAP de cara nova

Cara nova, cara da juventude, dos estudantes, dos lutadores, de quem acredita que pode contribuir pra mudar realidades, pra transformar o país. Desde ontem a União Acadêmica Paraense, entidade com uma história em defesa da democracia, da luta contra a repressão da Ditadura Militar, que foi reconstruída através do esforço de tantos outros que também dedicam sua vida pra de alguma forma melhorar a vida de muitos, agora é representada pelo camarada Pedro Fonteles, estudante de História, com uma militância relativamente curta (cerca de 1 ano e meio), mas cheia de dedicação, firmeza e competência.

Não há dúvidas do sucesso e do quanto o Pedro pode contribuir no fortalecimento da UAP. Nos resta desejar sorte.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Direto de Brasília. UNE na cabeça!!

A Marcela esteve aqui em Belém no feriado da semana santa. Não fez uma ligação pra mim nesses dias, tudo bem isso não é problema pra nossa relação relativamente estável :P mas hoje essa cidadã fez questão absoluta de me ligar pra me contar que ia reunir com o Lula, isso mesmo, o Presidente (me mata logo de inveja!). Mas antes de encontrar o maior recordista de popularidade do país (quiça do mundo), ela, pessoa humilde, simples, que ia comigo fazer reunião com representante de turma no CCNT, iria reunir com o Ministro Celso Amorim. E logo depois destes singelos compromissos, Marcelinha irá recepcionar os VIP´s do ato que o PCdoB realiza hoje para oficializar seu apoio à candidatura de Dilma à Presidêsncia da República.

Tudo bem que ela não me ligou pra dizer apenas isso, almoçou com meu ex-chefinho, agora candidatíssimo à uma vaga na Câmara Federal, meu preeeeeeeesidente, Erico Albuquerque Leal, meu excelentíssimo novo chefe, Leandro Schilipake, entre outras autoridades comunistas do Pará(ui,ui,ui,ui,ui). Muitas conversas importantes, muita política, muitas expectativas. Mas depois de nós conversarmos algumas dezenas de minutos e falarmos de muitas coisas, quando desligamos eu continuava pensando na tal reunião com o Lulalá.

Marcela, uma alma quase perdida que a sorte do destino me possibilitou resgatar vai reunir com o presidente da repúblicas, entre outras figuras digamos significativas.

Só a título de informação, essencial neste contexto, a Marcela é Diretora de Relações Institucionais da UNE, representa a entidade no Conselho Nacional de Juventude, e é esta a motivação da tal reunião.

Me permito uma parafrase PARA ALGUMAS COISAS VOCÊ TEM CARTÃO DE CRÉDITOS, PARA OUTRAS VOCÊ TEM A UNE ou TEM COISAS QUE SÓ A UNE PODE TE PROPORCIONAR. (um momento de chilique) Me digam seres humanos, como é que ainda tem gente que critica a UNE?????? PQP! Mídia golpista! Direita fantasiada de direita! Oportunistas #@%&*#$%@
VIVA A UNE!!! VIVA OS ESTUDANTES!!! VIVA A LUTA DO POVO!!!

Espero que minha ilustríssima companheira de blog nos dê informações e fofocas quentíssimas deste não menos ilustres acontecimentos.

Maíra

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lula confirma presença no ato do PCdoB em apoio a Dilma

Nesta quinta-feira (8), o PCdoB indicará seu apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência em um grande ato no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, a partir das 17h. Além da pré-candidata, também o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua presença, aceitando o convite dos comunistas. O presidente deverá participar do Ato a partir das 18 horas, em respeito à legislação eleitoral que veda a participação de agentes públicos no horário do expediente.

Para o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, "a presença do presidente Lula mostra o reconhecimento da importância do evento partidário que iremos realizar". "Nós estivemos ao lado do presidente Lula em todas as suas campanhas, portanto temos a responsabilidade de
lutar para que os avanços conquistados em seu governo sejam mantidos e aprofundados. Lula e Dilma têm claro este compromisso e nosso empenho na luta por um Brasil moderno, justo e desenvolvido", afirmou o dirigente comunista.

Também estão confirmadas as presenças do vice-presidente, José Alencar, do presidente do PT, José Eduardo Dutra, além de lideranças políticas e dos movimentos sociais que compõem e apoiam a base governista. Entre os artistas convidados estão certas as participações de Martinho da Vila, Leci Brandão, Netinho de Paula, Jorge Mautner e Nelson Jacobina, além do grupo brasiliense de samba Coisa Nossa.

O PCdoB ratificará os compromissos firmados com um novo programa de desenvolvimento para o Brasil, expresso na pré-candidatura de Dilma Roussef, que será formalizada na convenção eleitoral programada para o mês de junho.

O Partido manifesta opção pela pré-candidatura da Dilma pela afinidade programática, pela convergência de idéias e, principalmente, por acreditar no avanço político e econômico do país. Um dos objetivos do ato é fomentar a discussão interna no Partido quanto à continuidade do desenvolvimento econômico com progresso social a partir da eleição presidencial.

Força do povo

“O diálogo positivo com Dilma, suas qualidades políticas e o caráter plebiscitário do pleito, possibilitaram ao PCdoB amadurecer a convicção de que ela está credenciada para disputar, vencer e governar com pleno êxito” afirma Renato Rabelo. Ele explica que o Partido identificou uma convergência muito grande de opiniões entre o PCdoB e a Dilma.

“Para apoiar uma pré-candidatura, como é o caso, é indispensável uma plataforma clara com pontos de vista comuns. As nossas conversas permitiram maior conhecimento mútuo e a revelação da identidade de objetivos”, afirmou Rabelo.

“O Partido defende que a campanha se realize alicerçada na força do povo, com um programa audacioso, e sustentada por uma coligação ampla, mas sublinha que é imprescindível o papel destacado da esquerda. Desse modo, mais do que garantir a continuidade do ciclo aberto por Lula, Dilma, na visão dos comunistas, poderá garantir um desenvolvimento ainda mais arrojado”, finalizou o presidente do PCdoB.

Sobre o PCdoB

Mesmo com a realização do ato – que reunirá lideranças dos movimentos sociais, outras organizações políticas e acadêmicas, filiados, aliados e amigos do Partido - o apoio do PCdoB só será oficializado depois da convenção eleitoral no próximo mês de junho, conforme estipula legislação vigente.

Aos 88 anos - sendo 25 na legalidade – o PCdoB está presente em todos os estados do país. Conforme balanço realizado em 2009, por ocasião do seu 12º Congresso, possui comitês em 2 mil e 300 municípios, e conta com 252.000 filiados. O Partido é dirigido a partir de um Comitê Central, presidido por Renato Rabelo. No Congresso Nacional sua representação é composta por 12 deputadas federais e um senador. Mantém forte atuação junto aos movimentos sociais, sindicais e estudantil e esteve presente nas principais lutas em defesa da democracia e do desenvolvimento nacional.

FONTE: www.vermelho.org.br

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Lélio Costa da Silva toma posse na SPU - PA



Ontem foi a posse do novo Superintendente do Patrimônio da União no Pará. Parabéns ao camarada Lélio que terá a árdua tarefa de continuar o trabalho desenvolvido por Neuton Miranda à frente do órgão. Aliás, durante a posse foi prestada uma bela homenagem a Neuton e que levou muita emoção a todos que prestigiaram a cerimonia.
Ontem foi a posse do novo Superintendente do Patrimônio da União no Pará. Parabéns ao camarada Lélio que terá a árdua tarefa de continuar o trabalho desenvolvido por Neuton Miranda à frente do órgão. Aliás, durante a posse foi prestada uma bela homenagem a Neuton e que levou muita emoção a todos que prestigiaram a cerimônia.


fonte: BLOG PCDOB/BELÉM

http://blogdoacaibelem.blogspot.com

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Comitê Municipal do PCdoB/Belém reune seu pleno

Hoje, 01/04, o Comitê Municipal do PCdoB de Belém, realizará mais uma reunião de seu pleno. O objetivo é aprovar um plenajamento para a ação das Secretarias de Massas (Comunitários, Juventude, Mulheres, Movimentos Sociais em geral) e das Secretarias Estruturantes (Organização, Comunicação, Política e Finanças), além de dar passos com relação ao papel que este comitê desempenhará na construção e condução do projeto eleitoral aprovado na última conferência estadual.