quarta-feira, 31 de março de 2010

Ainda não foi dessa vez....


....que o Papão da Curuzu voltou a assombrar os grandes times do Brasil e do mundo, por enquanto só dá susto em gatinho, ops, leãozinho....

terça-feira, 30 de março de 2010

Entidades protocolam emenda por 50% do fundo do pré-sal no senado

Durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) desta terça-feira (30/3), representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) coletaram assinaturas dos senadores para a apresentação de emenda ao texto do Projeto de Lei da Câmara 7/10, que cria o Fundo Social do Pré-Sal. Pela emenda, 50% do total da receita obtida pelo Fundo Social "deverão ser aplicados em programas direcionados ao desenvolvimento da educação".

J. Freitas

Diretores da UNE e da Ubes com o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE)

Segundo a diretora de Relações Institucionais da UNE, Marcela Rodrigues, a sugestão de emenda tem sido muito bem recebida até aqui pelos senadores. "Todos sabem que precisamos estimular a formação de profissionais qualificados, e por isso precisamos de mais investimentos", observou.

Nas ruas

Marcela disse ainda que o protocolo da emenda é uma resposta à mobilização dos estudantes: "hoje nós materializamos a Jornada de Lutas, em que milhares de estudantes saíram às ruas para defender 50% do fundo do Pré-Sal para educação. Nossa luta ganhou novo fôlego", comemora a diretora da UNE, referindo-se à Jornada de Lutas do Movimento Estudantil, ocorrida entre 22 e 26 de março e que teve como pauta central a bandeira de 50% do fundo do pré-sal para a educação. A jornada foi organizada pela UNE e pela Ubes em conjunto com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Ao apoiar a sugestão de emenda, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) lembrou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) exige a formação de novos profissionais. Em sua opinião, a educação pode ser considerada "o melhor meio de distribuição de renda".

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que presidiu a reunião, também apoiou a iniciativa da UNE. Ele citou reportagem contida no livro O Olho da Rua, da jornalista gaúcha Eliane Brum, que relata as ameaças feitas por grileiros aos habitantes de uma região remota da Amazônia, todos analfabetos. "Temos que investir muito na educação, para que brasileiros como esses recebam o mínimo a que têm direito" afirmou.

Audiência pública

A criação do Fundo Social será debatida em audiência conjunta por sete comissões, entre elas a CE, conforme requerimento de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) aprovado nesta terça. A data ainda não foi marcada.

De São Paulo, Luana Bonone, com Agência Senado

GOVERNO LULA BATE RECORDE DE APROVAÇÃO. POR QUE?

Há dois dias foi anunciada mais uma pesquisa sobre a avaliação da população com relação ao governo do Presidente Lula. Mais uma vez a aprovação bate recorde e Lula chega próximo à unanimidade, junto com a ampla aprovação e popularidade traz a figura de Dilma Roussef, candidata de Lula, do PT e que e breve terá o apoio oficial dos comunistas para a disputa presidencial que se aproxima, com grandes perspectivas de vitória. Lula consegue com sucesso o que muitos duvidavam, transferir o apoio de sua base política e seu eleitorado para Dilma.

Mas o que está por traz (ou à frente) de uma aprovação histórica, desde que o9 Datafolha realizou este tipo de pesquisa pela primeira vez, em 1990?

Eu poderia aqui citar os programas sociais, os investimentos em infraestrutura, tecnologia, a política internacional, a relação com os movimentos sociais ou com o emprasariado, a política econômica, entre outras ações técnicas, práticas e que seriam natural de qualquer governo com a intenção de melhorar a vida da população.

E é justamente isso que interessa nesse momento. O projeto de desenvolvimento colocado em prática nesses quase 8 anos de Governo Lula transformou a vida do povo, a realidade do Brasil. Não estou aqui dizendo que alcançamos o socialismo (que eu acredito ser a sociedade adequada, justa, ideal), principalmente porque nem o Lula, nem o PT é socialista, nem tem práticas socialistas, mas o que faz o presidente e seu governo baterem todos os recordes positivos é essa mudança e o que as pessoas sentem com relação ao que vivem diariamente.

Mudanças, perspectivas, esperança, auto-estima, ter o que comer, ter o que dar de comer, descobrir, conhecer, aprender, fazer parte de uma sociedade ainda excludente, preconceituosa, mas que vai se transformando e tendo a necessidade de incluir quem antes estava à margem, opinar, fazer a diferença, participar da tranformação, da construção, viver tudo isso, gente se sentir gente, cidadão se sentir cidadão, povo ser povo, e todos acreditarem que fazem parte do futuro.

Maíra Nogueira

quinta-feira, 25 de março de 2010

AO MEU PARTIDO

Deste-me a fraternidade para com o que não conheço.
Acrescentaste à minha a força de todos os que vivem.
Deste-me outra vez a pátria como se nascesse de novo.
Deste-me a liberdade que o solitário não tem.
Ensinaste-me a acender a bondade, como um fogo.
Deste-me a rectidão de que a árvore necessita.
Ensinaste-me a ver a unidade e a diversidade dos homens.
Mostraste-me como a dor de um indivíduo morre com a vitória de todos.
Ensinaste-me a dormir nas camas duras dos meus irmãos.
Fizeste-me edificar sobre a realidade como uma rocha.
Tornaste-me adversário do malvado e muro contra o frenético.
Fizeste-me ver a claridade do mundo e a possibilidade da alegria.
Tornaste-me indestrutível porque, graças a ti, não termino em mim mesmo.


Pablo Neruda
(Poeta Chileno, foi Secretário Geral do Partido Comunista do Chile)

Blog do Açaí - Novas idéias para um novo mundo, em comemoração aos 88 anos do PCdoB.

Essa é a mensagem que transmite o Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil de Belém ao (re)lançar o seu espaço de debates/opiniões no mundo virtual. Claro que (pra variar) AS MARIAS estão em débito, pois o Blog do Açaí já está no ar há quase dois meses e só agora tivemos a oportunidade de ajudar a divulgar.

De qualquer forma vale a pena conhecer e participar. O blog já é considerado uma grande vitória tanto pelo número grande de acessos registrados diariamente, quanto pelo conteúdo atualizado, dinâmico e progressista. E seria impossível não parabenizar o pleno do CM, com a Comissão Política de Belém, e, em especial, o Alan Pereira, Secretário de Comunicação e o Neco, Secretário de Organização, ambos do CM/Belém, que não tem medido esforços para o sucesso deste espaço.

Eu, como também faço parte do CM/Belém, me sinto na responsabilidade de colaborar, mas não posso deixar de dizer que, mais que uma responsabilidade, é uma alegria, um prazeroso compromisso compor este comitê e ajudar a construir o nosso espaço na internet, assim também o blog AS MARIAS.

http://blogdoacaibelem.blogspot.com/

Parabéns e muita luta pra todos nós!!!!!!


Maíra Nogueira

quarta-feira, 24 de março de 2010

Jornada em Brasília: pela educação e contra o Roriz



3 mil estudantes realizaram passeata pela Explanada dos Ministérios em direção ao Congresso Nacional. Na pauta, a reivindicação de 50% do fundo do pré-sal para a educação e protestos em relação à crise política no Distrito Federal. Trata-se da Jornada de Lutas do Movimento Estudantil, que ocorre nesta semana de 22 a 26 de março em diversas capitais brasileiras.
G1

O ponto alto do ato foi um jogral realizado pelos presidentes da UNE e da Ubes com os estudantes no espelho d'água. Os 3 mil estudantes liderados pelo presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, e pelo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, seguiram do Museu da República até o Congresso Nacional entoando palavras de ordem como “Do meu direito não abro mão, quero pré-sal para a educação”. O animado ato ocorrido no Distrito Federal também abordou a crise política em curso, e os estudantes bradaram, irreverentes: “Arruda para a Papuda”, em referência ao prédio onde o ex-governador se encontra preso.

Crise política no DF

Mas as críticas não se limitaram a Arruda e Paulo Otávio. Os manifestantes acusaram o ex-governador do DF, Joaquim Roriz (PSC) de ser padrinho político de ambos e estenderam com os seguintes dizeres: “Roriz, você é a raiz da crise no DF”. Para a liderança do movimento Fora Arruda e P.O. e presidente da União da Juventude Socialista (UJS) do DF, Leandro Cerqueira, a mobilização foi boa porque “o sentimento da necessidade de mudança no DF permanece na população. Esta talvez seja a principal preocupação da juventude do DF no imediato, embora a bandeira do pré-sal seja muito importante e estratégica”.

Leandro alerta que o ex-governador Joaquim Roriz pretende se apresentar como alternativa à crise no Distrito Federal, apresentando-se como candidato nas próximas eleições. O jovem socialista considera que o campo “Roriz não é alternativa, é origem e a continuidade do processo que culminou na crise política vivida pela população do DF hoje”.

Pré-sal para a educação

Apesar da crise política ter ganho espaço na manifestação, a pauta do pré-sal para a educação se manteve como central. Os presidentes da UNE e da Ubes, em conjunto com uma comissão de estudantes, protocolaram uma cartilha dos estudantes em defesa da bandeira na presidência do Senado. Para o presidente da UNE, Augusto Chagas, a passeata ocorrida em Brasília cumpriu dois papéis, “o de chamar a atenção do Congresso Nacional para o temae o de chamar a atenção da sociedade, da opinião pública, visto que a questão da educação interessa a toda sociedade, que deve se mobilizar”.

O presidente da Ubes, Yann Evanovick, garantiu que as entidades continuarão pressionando para que haja audiências públicas, debates e para que pos congressistas se comprometam a ouvir os estudantes. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), declarou que a manifestação representa "um símbolo da democracia brasileira".

Pelo Brasil

A jornada de lutas permanece realizando passeatas pelo Brasil. Na terça-feira (23/3) foram realizadas grandes passeatas no Rio de Janeiro (RJ) e em Recife (PE), nesta quarta-feira (24/3), além de Brasília (DF), houve manifestações também em Belo Horizonte (MG) e em Goiânia (GO). Na quinta-feira (25/3), a expectativa é que haja uma grande passeata em Manaus (AM) e na sexta (26/3) é a vez de São Paulo (SP).

terça-feira, 23 de março de 2010

Ato de apoio do PCdoB a Dilma reunirá lideranças e artistas

No dia 8 de abril, o PCdoB indicará seu apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência do jeito que gosta: com o entusiasmo e a alegria de sua militância, em um grande ato no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, a partir das 17h. A pré-candidata já confirmou sua presença. Também estão certas as participações de Leci Brandão, Martinho da Vila, Netinho de Paula e Jorge Mautner.
Dilma

Dilma confirmou presença no ato
O ato reunirá ainda lideranças do partido e de outras organizações políticas e sociais, filiados, aliados e amigos para apoiar a decisão dos comunistas na defesa de um nome que representará a continuidade e o aprofundamento do ciclo aberto por Lula em 2002.

Pouco antes do evento, o Comitê Central do PCdoB se reunirá a fim de referendar a posição adotada pela Comissão Política do partido, expressa em nota publicada dia 5 de março. O apoio do partido, porém, só será oficializado – conforme estipula legislação eleitoral – depois de convenção eleitoral em junho.

Continuidade e avanço

Na avaliação do PCdoB – reafirmada em nota da Comissão Política Nacional – “o Brasil, sob a regência dos dois mandatos do presidente Lula, conquistou um ciclo virtuoso. Nele a democracia se amplia, a soberania do país se fortalece e o crescimento econômico se associa ao progresso social e à integração solidária com os países vizinhos”.

Para o partido, depois de superada a “herança maldita” deixada pelos tucanos após oito anos no Palácio do Planalto, “começou a nascer um novo projeto nacional de desenvolvimento direcionado para o aumento da produção, a valorização do trabalho e a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros. Se permanecer neste caminho, o Brasil poderá tornar-se, em tempo breve, numa das nações progressistas mais fortes e influentes do mundo”.

Os comunistas justificam sua opção por Dilma destacando que, após muitas reuniões, “ficou explícita a afinidade programática entre ela e a nossa legenda e da mesma forma com a direção recém-eleita do PT. Além da convergência de ideias e do pacto pelo o progresso do país, ressalta-se o valor de uma mulher cuja personalidade política se forjou na luta democrática. Ela demonstrou, à frente de importantes funções públicas e, sobretudo como ministra do atual governo, competência, liderança e compromisso com o Brasil e o povo”.

Para Renato Rabelo, presidente do PCdoB, "quem não entender o caráter progressista e o sentido unificador (da candidatura Dilma) pode se isolar politicamente".

Além disso, o dirigente tem defendido que o caminho da campanha presidencial deve, de fato, seguir o rumo plebiscitário, capaz de confrontar o que foi a era FHC e o que está sendo o governo Lula. Para ele, “são dois modelos antagônicos entre o campo de Lula e os tucanos. Diluir este fato é ajudar a direita. Os setores conservadores vão fazer tudo para impedir esta polarização”.

Membro da comissão de organização do evento, Adalberto Monteiro, secretário de Formação do PCdoB, diz que o ato “tem o objetivo de dinamizar o tema dentro do partido e desencadear um processo de mobilização dos filiados e de debate interno. É como se o PCdoB esquentasse suas turbinas para esse grande confronto que determinará os rumos do país”.


Serviço
Ato de apoio do PCdoB à pré-candidatura de Dilma Rousseff
Dia 8 de abril, quinta-feira, a partir das 17h
Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulisses Guimarães
Eixo Monumental – Brasília – DF
Mais informações pelo telefone (61) 3328-7794

Da redação,
Priscila Lobregatte

sábado, 20 de março de 2010

PCdoB e Fundação Maurício Grabois realizam seminário nacional sobre o “8 de março”

As novas tarefas já começaram a dar frutos. O PCdoB e a União Brasileira de Mulheres tiveram participação destacada nas principais atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no Pará, junto com várias outras entidades do movimento social, apesar da tentativa mal sucedida da Assembléia Legislativa do Estado de impedir que as mulheres adentrassem a ALEPA para entregar o Plano de Política para Mulheres, elaborado durante a Conferência de Mulheres e sistematizado pelo Conselho Estadual da Mulher, onde a UBM tem assento.

Depois deste desafio a Secretaria da questão da mulher do PCdoB/PA está participando desde ontem e hoje do “Seminário Nacional 100 anos do 8 de março”, promovido pela Fundação Maurício Grabois e Partido Comunista do Brasil, que reunirá nestes dois dias dirigentes comunistas, militantes emancipacionistas, jovens, intelectuais, para discutir os avanços do movimento de mulheres, as conquistas alcançadas e os desafios que estão postos para esse movimento, bem como para todos os que lutam na perspectiva da transformação social, na perspectiva socialista.

O ato político de abertura, dirigido por Nereide Saviane (FMG) e Liège Rocha (PCdoB), contou com a presença de representação de diversos partidos políticos, organizações feministas, Flávia Calé (Presidente UEE/RJ), a vereadora Clarissa Mateus (PR/RJ) e a Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB/BA, coordenadora da bancada feminina na Câmara), e um plenário com mais de 100 representações de quase todos os Estados.

O ato foi um ensaio do que serão os debates no dia de amanhã, avançados, propositivos e com um forte olhar socialista.

Maíra Nogueira
Secretária da questão da mulher PCdoB/PA
O blog está em débito. Vamos corrigir e recuperar o tempo perdido.

terça-feira, 2 de março de 2010

A mídia golpista contra Dilma

Blog do Miro http://altamiroborges.blogspot.com
terça-feira, 2 de março de 2010

Millenium pauta a mídia contra Dilma

Reproduzo abaixo a excelente reportagem de Bia Barbosa, que teve estômago para assistir à conspiração da direita midiática. O texto foi publicado no sítio Carta Maior com o título “Grande mídia organiza companha contra a candidatura de Dilma”:


Se algum estudante ou profissional de comunicação desavisado pagou os R$ 500,00 que custavam a inscrição do 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, organizado pelo Instituto Millenium, acreditando que os debates no evento girariam em torno das reais ameaças a esses direitos fundamentais, pode ter se surpreendido com a verdadeira aula sobre como organizar uma campanha política que foi dada pelos representantes dos grandes veículos de comunicação nesta segunda-feira, em São Paulo.

Promovido por um instituto defensor de valores como a economia de mercado e o direito à propriedade, e que tem entre seus conselheiros nomes como João Roberto Marinho, Roberto Civita, Eurípedes Alcântara e Pedro Bial, o fórum contou com o apoio de entidades como a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), ANER (Associação Nacional de Editores de Revista), ANJ (Associação Nacional de Jornais) e Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). E dedicou boa parte das suas discussões ao que os palestrantes consideram um risco para a democracia brasileira: a eleição de Dilma Rousseff.

A explicação foi inicialmente dada pelo sociólogo Demétrio Magnoli, que passou os últimos anos combatendo, nos noticiários e páginas dos grandes veículos, políticas de ação afirmativa como as cotas para negros nas universidades. Segundo ele, no início de sua história, o PT abrangia em sua composição uma diversidade maior de correntes, incluindo a presença de lideranças social-democratas. Hoje, para Magnoli, o partido é um aparato controlado por sindicalistas e castristas, que têm respondido a suas bases pela retomada e restauração de um programa político reminiscente dos antigos partidos comunistas.

“Ao longo das quatro candidaturas de Lula, o PT realizou uma mudança muito importante em relação à economia. Mas ao mesmo tempo em que o governo adota um programa econômico ortodoxo e princípios da economia de mercado, o PT dá marcha ré em todos os assuntos que se referem à democracia. Como contraponto à adesão à economia de mercado, retoma as antigas idéias de partido dirigente e de democracia burguesa, cruciais num ideário anti-democrático, e consolida um aparato partidário muito forte que reduz brutalmente a diversidade política no PT. E este movimento é reforçado hoje pelo cenário de emergência do chavismo e pela aliança entre Venezuela e Cuba”, acredita. “O PT se tornou o maior partido do Brasil como fruto da democracia, mas é ambivalente em relação a esta democracia. Ele celebra a Venezuela de Chávez, aplaude o regime castrista em seus documentos oficiais e congressos, e solta uma nota oficial em apoio ao fechamento da RCTV”, diz.

A RCTV é a emissora de TV venezuelana que não teve sua concessão em canal aberto renovada por descumprir as leis do país e articular o golpe de 2000 contra o presidente Hugo Chávez, cujo presidente foi convidado de honra do evento do Instituto Millenium. Hoje, a RCTV opera apenas no cabo e segue enfrentando o governo por se recusar a cumprir a legislação nacional. Por esta atitude, Marcel Granier é considerado pelos organizadores do Fórum um símbolo mundial da luta pela liberdade de expressão – um direito a que, acreditam, o PT também é contra.

“O PT é um partido contra a liberdade de expressão. Não há dúvidas em relação a isso. Mas no Brasil vivemos um debate democrático e o PT, por intermédio do cerceamento da liberdade de imprensa, propõe subverter a democracia pelos processos democráticos”, declarou o filósofo Denis Rosenfield. “A idéia de controle social da mídia é oficial nos programas do PT. O partido poderia ter se tornado social-democrata, mas decidiu que seu caminho seria de restauração stalinista. E não por acaso o centro desta restauração stalinista é o ataque verbal à liberdade de imprensa e expressão”, completou Magnoli.

O tal ataque

Para os pensadores da mídia de direita, o cerco à liberdade de expressão não é novidade no Brasil. E tal cerceamento não nasce da brutal concentração da propriedade dos meios de comunicação característica do Brasil, mas vem se manifestando há anos em iniciativas do governo Lula, em projetos com o da Ancinav, que pretendia criar uma agência de regulação do setor audiovisual, considerado “autoritário, burocratizante, concentracionista e estatizante” pelos palestrantes do Fórum, e do Conselho Federal de Jornalistas, que tinha como prerrogativa fiscalizar o exercício da profissão no país.

“Se o CFJ tivesse vingado, o governo deteria o controle absoluto de uma atividade cuja liberdade está garantida na Constituição Federal. O veneno antidemocrático era forte demais. Mas o governo não desiste. Tanto que em novembro, o Diretório Nacional do PT aprovou propostas para a Conferência Nacional de Comunicação defendendo mecanismos de controle público e sanções à imprensa”, avalia o articulista do Estadão e conhecido membro da Opus Dei, Carlos Alberto Di Franco.

“Tínhamos um partido que passou 20 anos fazendo guerra de valores, sabotando tentativas, atrapalhadas ou não, de estabilização, e que chegou em 2002 com chances de vencer as eleições. E todos os setores acreditaram que eles não queriam fazer o socialismo. Eles nos ofereceram estabilidade e por isso aceitamos tudo”, lamenta Reinaldo Azevedo, colunista da revista Veja, que faz questão de assumir que Fernando Henrique Cardoso está à sua esquerda e para quem o DEM não defende os verdadeiros valores de direita. “A guerra da democracia do lado de cá esta sendo perdida”, disse, num momento de desespero.

O deputado petista Antonio Palocci, convidado do evento, até tentou tranqüilizar os participantes, dizendo que não vê no horizonte nenhum risco à liberdade de expressão no Brasil e que o Presidente Lula respeita e defende a liberdade de imprensa. O ministro Hélio Costa, velho amigo e conhecido dos donos da mídia, também. “Durante os procedimentos que levaram à Conferência de Comunicação, o governo foi unânime ao dizer que em hipótese alguma aceitaria uma discussão sobre o controle social da mídia. Isso não será permitido discutir, do ponto de vista governamental, porque consideramos absolutamente intocável”, garantiu.

Mas não adiantou. Nesta análise criteriosa sobre o Partido dos Trabalhadores, houve quem teorizasse até sobre os malefícios da militância partidária. Roberto Romano, convidado para falar em uma mesa sobre Estado Democrático de Direito, foi categórico ao atacar a prática política e apresentar elementos para a teoria da conspiração que ali se construía, defendendo a necessidade de surgimento de um partido de direita no país para quebrar o monopólio progressivo da esquerda.

“O partido de militantes é um partido de corrosão de caráter. Você não tem mais, por exemplo, juiz ou jornalista; tem um militante que responde ao seu dirigente partidário (...) Há uma cultura da militância por baixo, que faz com que essas pessoas militem nos órgãos públicos. E a escolha do militante vai até a morte. (...) Você tem grupos políticos nas redações que se dão ao direito de fazer censura. Não é por acaso que o PT tem uma massa de pessoas que considera toda a imprensa burguesa como criminosa e mentirosa”, explica.

O “risco Dilma”

Convictos da imposição pelo presente governo de uma visão de mundo hegemônica e de um único conjunto de valores, que estaria lentamente sedimentando-se no país pelas ações do Presidente Lula, os debatedores do Fórum Democracia e Liberdade de Expressão apresentaram aos cerca de 180 presentes e aos internautas que acompanharam o evento pela rede mundial de computadores os riscos de uma eventual eleição de Dilma Rousseff. A análise é simples: ao contrário de Lula, que possui uma “autonomia bonapartista” em relação ao PT, a sustentação de Dilma depende fundamentalmente do Partido dos Trabalhadores. E isso, por si só, já representa um perigo para a democracia e a liberdade de expressão no Brasil.

“O que está na cabeça de quem pode assumir em definitivo o poder no país é um patrimonialismo de Estado. Lula, com seu temperamento conciliador, teve o mérito real de manter os bolcheviques e jacobinos fora do poder. Mas conheço a cabeça de comunistas, fui do PC, e isso não muda, é feito pedra. O perigo é que a cabeça deste novo patrimonialismo de estado acha que a sociedade não merece confiança. Se sentem realmente superiores a nós, donos de uma linha justa, com direito de dominar e corrigir a sociedade segundo seus direitos ideológicos”, afirma o cineasta e comentarista da Rede Globo, Arnaldo Jabor. “Minha preocupação é que se o próximo governo for da Dilma, será uma infiltração infinitas de formigas neste país. Quem vai mandar no país é o Zé Dirceu e o Vaccarezza. A questão é como impedir politicamente o pensamento de uma velha esquerda que não deveria mais existir no mundo”, alerta Jabor.

Para Denis Rosenfield, ao contrário de Lula, que ganhou as eleições fazendo um movimento para o centro do espectro político, Dilma e o PT radicalizaram o discurso por intermédio do debate de idéias em torno do Programa Nacional de Direitos Humanos 3, lançado pelo governo no final do ano passado. “Observamos no Brasil tendências cada vez maiores de cerceamento da liberdade de expressão. Além do CFJ e da Ancinav, tem a Conferência Nacional de Comunicação, o PNDH-3 e a Conferência de Cultura. Então o projeto é claro. Só não vê coerência quem não quer”, afirma. “Se muitas das intenções do PT não foram realizadas não foi por ausência de vontades, mas por ausência de condições, sobretudo porque a mídia é atuante”, admite.

Hora de reagir

E foi essa atuação consistente que o Instituto Millenium cobrou da imprensa brasileira. Sair da abstração literária e partir para o ataque. “Se o Serra ganhasse, faríamos uma festa em termos das liberdades. Seria ruim para os fumantes, mas mudaria muito em relação à liberdade de expressão. Mas a perspectiva é que a Dilma vença”, alertou Demétrio Magnoli.

“Então o perigo maior que nos ronda é ficar abstratos enquanto os outros são objetivos e obstinados, furando nossa resistência. A classe, o grupo e as pessoas ligadas à imprensa têm que ter uma atitude ofensiva e não defensiva. Temos que combater os indícios, que estão todos aí. O mundo hoje é de muita liberdade de expressão, inclusive tecnológica, e isso provoca revolta nos velhos esquerdistas. Por isso tem que haver um trabalho a priori contra isso, uma atitude de precaução. Senão isso se esvai. Nossa atitude tem que ser agressiva”, disse Jabor, convocando os presentes para a guerra ideológica.

“Na hora em que a imprensa decidir e passar a defender os valores que são da democracia, da economia de mercado e do individualismo, e que não se vai dar trela para quem quer a solapar, começaremos a mudar uma certa cultura”, prevê Reinaldo Azevedo.

Um último conselho foi dado aos veículos de imprensa: assumam publicamente a candidatura que vão apoiar. Espera-se que ao menos esta recomendação seja seguida, para que a posição da grande mídia não seja conhecida apenas por aqueles que puderam pagar R$ 500,00 pela oficina de campanha eleitoral dada nesta segunda-feira.

PCdoB do Pará mantém candidatura à Federal

A primeira reunião da Comissão Política Estadual do PCdoB do Pará sem a presença de Neuton Miranda terminou reafirmando o lançamento de uma candidatura à Dep. Federal do Partido para as eleições que se aproxima, mas o nome só será definido na semana que vem, após a reunião deste coletivo com o Comitê Central, na quarta-feira.

Tudo indica que vou sentir falta do meu chefe!!


Maíra NogueirA