sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Namorado Lindo

Eu queria dizer as coisas mais bonitas, especiais, usar as melhores palavras que conheço,lembrar todos os momentos que a gente já viveu, falar das melhores lembranças, aprendizados, todas as coisas boas porque o Pedro merece. Mas ele merece muito mais do que eu tenho pra oferecer, mais do que eu imagino.Coisas tão especiais quanto qualquer coisa que eu poderia dizer ou fazer hoje, aniversário dele. Por isso eu não vou escrever um monte de baboseiras apaixonadas, também porque faço isso quase todos os dias.

Vou aproveitar pra dizer pra quem ler que, apesar de só existir um Pedro César Miranda Fonteles de Lima no mundo inteiro (e ele já ser meu), existem milhares de outras pessoas como ele e que, um dia, essas pessoas se encontram e todos e todas vão ser felizes para sempre, enquanto forem felizes, assim como nós e tantas outras já o são.

Ao Pedro, meu momô, meu Namorado Lindo, desejo tudo o que nem eu, nem ninguém pode lhe dar, desejo o que ele mesmo pode conquistar. Que seja feliz, antes de tudo (porque ele merece!), e que faça feliz quem estiver com ele, seja quem for.

Aos demais: Vivam, amem e sejam felizes!!!!!!!!!!!!!!!

E como diz o trecho de uma poesia de Pablo Neruda que eu e ele sempre dizemos um ao outro
"E desde então és, sou e somos
E por amor serei, serás, seremos..."

Maíra Nogueira

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Aconteceu em 24 de fevereiro


Carlota de Queiroz, 1ª mulher eleita deputada (em 1934)
1932 - Dia do voto feminino
Novo Código Eleitoral; voto secreto e obrigatório, pela 1ª vez admite o voto aos 18 anos (antes eram 20) e o das mulheres. Vargas é convertido ao sufrágio feminino por sua filha Alzira, de 17 anos.

Homenagem d' AS MARIAS

Ao grande mestre e camarada Neuton Miranda, palavras escritas por outra grande camarada, também já falecida, Loreta Valadares. E que tais palavras (que certamente poderiam ter sido ditas pelo Neuton) sejam força e coragem para os que continuam na luta pela transformação desta sociedade.

Quando eu me for...

Quando eu me for
(se eu me for)
Vão até onde eu não fui
Caminhos do ilimitado
A face inédita do futuro
Sem fronteiras
Sem inimigo

Encontrem
os meios
da liberdade
e vão
tão longe
quanto possam
Limiares de um outro mundo
Sem oprimidos
Sem classes

E quando
as novas veredas
do socialismo
forem percorridas
lembrem-se de que
fui
até o impossível freio
(Só que me faltou o tempo)


Loreta Kiefer Valadares
(Ativista política contra a ditadura militar, quando, durante o exílio tornou-se declaradamente feminista. Militante e dirigente do PCdoB, faleceu em 2004)

Saudações ao Comunista Neuton Miranda

Estão a meio pau as bandeiras do Brasil, do Pará e do PCdoB.
Morreu Neuton Miranda.
Vítima de um ataque fulminante do coração, Neuton estava a trabalho em Belterra, cidade do Oeste paraense, onde encerrou uma vida marcada pela dedicação integral à luta por uma sociedade socialista. Isso desde a década de 60, quando militava no movimento estudantil e participava da Ação Popular.
Neuton Miranda nasceu em Marabá e era estudante de Matemática em Belo Horizonte quando atendeu ao chamado da luta do povo. Vice-presidente da UNE na gestão de Honestino Guimarães, foi perseguido pela ditadura militar, sendo obrigado a viver clandestino em seu próprio país. No mais duro período repressivo, no ano de 1972, decidiu somar fileiras ao Partido Comunista do Brasil. Decretada a Anistia, foi destacado pelo seu partido para reorganizar o PCdoB no Pará, ao lado de Paulo Fonteles e Neco Panzera.
Em 1984, em um último espasmo da ditadura, Neuton chegou a ser preso em Belém, acusado de reorganizar o PCdoB. Foi deputado estadual da legenda comunista entre 1992 e 1994, com atuação destacada em defesa dos trabalhadores e na luta pelo direito de morar. Chegou a ser presidente da COHAB, na gestão de Almir Gabriel, rompendo publicamente com este após o Massacre de Eldorado dos Carajás. Neuton também foi Secretário Municipal de Habitação no Governo do Povo e há cinco anos era Superintendente do Patrimônio da União.
Na SPU, liderava um trabalho pioneiro de concessão de uso do solo que beneficia mais de 60 mil famílias paraenses, desde ribeirinhos a moradores da grande Belém, naquilo que se tornou o maior programa de regularização fundiária em área metropolitana do país.
Era presidente estadual do Partido Comunista do Brasil e membro de seu Comitê Central. Deixa esposa, filha, mãe, irmãos. E uma história honrada, de coerência, combatividade, trabalho e luta. Não acumulou riquezas, mas era um colecionador de amigos e admiradores, além de contar com gratidão de milhares de pessoas a quem ajudou com o seu trabalho.
Neuton Miranda foi um exemplo a ser seguido, um revolucionário. Seu desaparecimento nos deixa a todos consternados. No entanto sabemos que quem morre lutando pelo progresso sempre vai servir ao propósito da vida.
Viver e lutar pela vida são o legado de Neuton Miranda


Partido Comunista do Brasil
Comitê Estadual do Pará

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

UNE DE LUTO: MORREU NEUTON MIRANDA

Os últimos dias foram de imensa tristeza e luto para o povo do Pará. Aproximadamente às 23 horas do último sábado falecia Neuton Miranda, vítima de um enfarto enquanto distribuía títulos de terra para ribeirinhos da cidade de Belterra (PA), a serviço da Gerência Regional do Patrimônio da União.

O falecimento de Neuton é uma perda irreparável não só para os militantes do PC do B, partido do qual era presidente no Pará, mas sim para toda a sociedade brasileira e mais intensamente para aqueles partidos e movimentos que tem em suas raízes a identificação com as causas dos trabalhadores.

A nossa nação perdeu um valoroso cidadão e a esquerda brasileira terá que seguir caminho na ausência de seu mestre determinado e inconteste líder. A União Nacional dos Estudantes, entidade que durante seus mais de 72 anos de história sempre esteve presente nas lutas populares, se sente no dever de prestar a última homenagem a este grande lutador do povo que foi Neuton Miranda.

Foi quando assumiu a tarefa de ser Vice Presidente da UNE na gestão encabeçada pelo valoroso Honestino Guimarães, até hoje desaparecido por ousar enfrentar o regime de exceção, que a história de Neuton se cruzou com a história da UNE em um dos momentos mais decisivos da luta política, momento em que os estudantes se mobilizavam no país inteiro para resistir à atroz ditadura que usurpou dos brasileiros a oportunidade de viver em uma sociedade com o mínimo de legalidade democrática. Mesmo na clandestinidade o camarada “Viet” (codinome clandestino) não se eximiu de ajudar a construir a nossa entidade, escrevendo seu nome na história da resistência estudantil.

Todas as dificuldades impostas pela vida foram sempre superadas de forma coerente e sábia por este grande militante. Sua vida foi marcada pelo vigor revolucionário dos justos e pela valentia de um guerreiro que morre sem nunca ter baixado a cabeça ou estremecido em suas convicções nos momentos em que era atacado pelas elites e pelos oligarcas aos quais combatia.

É por isso que a União Nacional dos Estudantes também chora a morte de Neuton Miranda e ao mesmo tempo conclama todos os estudantes a manterem a sua luta, pois seu exemplo de vida engrandece a rebeldia da juventude e dignifica a honra e a glória daqueles que bravamente fizeram a opção de cerrar fileira ao lado das lutas do povo.

A UNE lamenta a grande perda na certeza de que as lembranças do nosso ex – Vice Presidente que hoje nos fazem chorar desde já nos impõem o dever de continuar seu legado, imbuídos da mesma convicção inabalável que lhe caracterizou em vida.

O homem se foi, mas sua biografia e seus ideais continuarão eternamente a embalar os sonhos daqueles em cujos corações ainda arde a chama revolucionária do socialismo e a certeza de que só a luta muda a vida.

Neuton Miranda, presente!



Fausto Bulcão Neto.
Vice Presidente PA/AP da UNE.
www.unemaisforte.blogspot.com

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

UNE protocola o 6º pedido de impeatchman do Vice de Arruda

Marcelinha me telefonou hoje pra me contar duas novidades, mas não combina eu divulgar as duas ao mesmo tempo.

Então, pelo caráter sério do nosso blog ;) faço questão de divulgar (por enquanto) a manifestação da gloriosa União Nacional dos Estudantes, que sempre teve lado e o lado é o lado dos estudantes e do povo brasileiro, através do pedido de cassação do mandato do governador afastado de Brasília, José Roberto Arruda, e de seu vice (que está em exercício), Paulo Otávio, protocolado hoje na Câmara Legislativa de Brasília, pela própria Marcela, Diretora de Relações Institucionais da UNE.

Segue abaixo alguns links de sites que divulgaram a notícia. Parabéns à UNE e parabéns à Marcela, minha companheira de blog.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u696224.shtml

http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=975380&tit=Paulo-Octavio-e-alvo-de-sexto-pedido-de-impeachment

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/02/19/paulo+octavio+e+alvo+de+sexto+pedido+de+impeachment+9402749.html

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=135969&t=paulo-octavio-e-alvo-de-sexto-pedido-de-impeachment

http://www.ujs.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=520:une-pede-impeachment-de-paulo-octavio&catid=50:noticia-principal

Movimentos divulgam convocatória de Assembleia em 31 de maio

O documento que convoca a Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais, a ser realizada em 31 de maio deste ano e também a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) que será em 01 de junho, ambas atividades em São Paulo, foi aprovado nas plenárias dos movimentos sociais do Fórum Social Mundial (FSM), de Porto Alegre e de Salvador. O documento, entretanto, foi enriquecido com as propostas apresentadas durante os debates e a carta final de convocação acaba de ser divulgada.

Segundo a representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), Lúcia Stumpf, que fez a leitura da carta durante a assembleia em Porto Alegre, a expectativa é que a Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais reúna milhares de representantes das mais diversas entidades dos movimentos sociais brasileiros, de todos os estados brasileiros, afim de que o debate sobre o Projeto Brasil seja rico.

O Projeto Brasil é a plataforma de luta unificada dos movimentos sociais brasileiros que é atualizada a cada edição do FSM e em outras ocasiões importantes, como a Assembleia convocada para 31 de maio. Entidades do movimento negro, de juventude, sindical, estudantil, de mulheres, ambientalista, de luta pela moradia, de luta pela terra e diversos outros se manifestaram para contribuir ou reforçar aspectos do documento, que inclui também uma agenda política a ser desdobrada em ações de rua.

Já a Conclat havia sido convocada pelo Fórum das Centrais sindicais e foi corroborado pela assembleia dos movimentos so FSM. É a segunda vez que um evento do gênero é organizado — a 1ª Conclat ocorreu em 1981. As centrais pretendem reunir mais de 10 mil lideranças sindicais de todo Brasil na conferência.

“O objetivo da conferência será debater e expor ao Brasil a visão da classe trabalhadora sobre um novo projeto de desenvolvimento nacional. Vamos elaborar um documento com propostas unificadas que visam o desenvolvimento nacional e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras”, diz Wagner Gomes, presidente da CTB.


Download Leia a íntegra do documento final aprovado pela assembleia dos movimentos sociais do FSM


FONTE: www.vermelho.org.br

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Parabéns pro PAPAI!!!!!!

Eu sei que um blogueiro que se preze tem que dar a notícia em tempo real, mas o carnaval e a internet em cametá me impediram de divulgar a melhor novidade da vida do Aroldo e da Vanessa, nasceu a Ana Cecília, com 2,850 kg. Foi na segunda-feira de carnaval (pra cortar o barato dos dois), às 10:15h.

Acabei de falar com o reraldi, ele estava saindo pra levar a mocinha pra fazer o teste do pezinho (o que é muito importante se tratando da filha do Aroldo) e tomar as primeiras vacinas, todo orgulhoso e muito feliz. Ela está muito bem e amanhã vai receber minha ilustre visita.

Parabéns para o papai e para a mamãe e que seja bem-vinda a Ana Cecília.

Beijos da Tia Maíra!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

C A R N A V A L

Já fazia 7 anos que eu e o carnaval não nos encontrávamos. Quando aconteceu de ter uma oportunidade de nós retomarmos uma relação mais próxima (eu e o carnaval, hein!) achei que merecia uma postagem. Eu já estava viajando em umas e outras besteiras que eu gosto de escrever quando a Mariana precisou fazer uma pesquisa pra escola sobre o carnaval (Ahhhhhhhh, eu fiquei toda besta poir causa disso) e como eu não vou estar com ela durante 5 dias, e o meu coração vai ficar pela metade decidi publicar a pesquisa que ela fezsobreo carnaval. Abram alas pro meu momento"Mãe Coruja":

"O carnaval, no Brasil, foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, onde ocorriam desfiles urbanos em que se usavam máscaras e fantasias. Personagens como a Colombina, O Pierrô e o Rei Momo também foram incorporadoao carnaval brasileiro. Após isso começam aparecer blocos carnavalescos em que as pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e desfilavam pelas ruas da cidade, dando origem aos carros alegóricos. O carnaval de rua mateve suas tradições originais com os blocos de rua."

Infelizmente ela não escreveu a fonte da pesquisa no caderno, mas isso não vai impedir que desejemos um ÓTIMO carnaval!!!!!!

Maíra

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

UJS relança seu coletivo de Mulheres

Nessa última segunda-feira, em Atibaia-SP, em mais uma reunião de frentes de atuação após um dia de intensos debates, o coletivo feminista da UJS convoca uma discussão. Um debate históricamente esvaziado dentro da nossa militância, surpreendentemente contou com praticamente a totalidade das militantes presentes na nossa plenária nacional e com outros camaradas que enriqueceram nosso debate com sua presença. Uma confirmação: as mulheres, conforme ocupam espaço de mais destaque na sociedade, sentem mais explicitamente a opressão que o machismo excerce. Essa constatação não nos ocorrei à toa, ela vem de um longo esforço da nossa entidade em valorizar nossas militantes nos espaçoes de poder. Gostaria de valorizar o papel que a Lúcia Stumpf à frente da UNE na gestão passada, teve nesse processo, e das camaradas que estão a frente das principais UEEs do país hoje.

Podemos dizer que estamos iniciando um novo ciclo desse debate dentro da UJS e ele promete. Um grande desafio de colocar a valorização da mulher e o combate à opressão em pauta, num ano eleitoral em que nossa pré candidata a presidência da república norteará nosso debate.
E uma curiosidade: a arte do Blog As Marias será a marca registrada da nossa luta no próximo período.

De Brasília,
Marcela Rodrigues.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

UM MUNDO DE MARIAS

Acho que um pouco antes de assumir a diretoria da UNE, quando entrou no DCE da UEPA, a Marcelinha deixou em um outro perfil de orkut que eu tinha as primeiras frases dessa música como depoimento. Pra quem não sabe fui eu que filiei a piriguete na UJS (que deve estar errumando as malas rumo ao carnaval de Pernambuco, me matando de inveja), mal ela sabia o que ainda estava por vir. Posto a música completa pra lembrar esse momento e pra consolar a Marcelinha que está muito carente (parafraseando Chico Buarque, tá se guardando pra quando o carnaval chegar).


A ROSA - Chico Buarque e Djavan


Arrasa o meu projeto de vida
Querida, estrela do meu caminho
Espinho cravado em minha garganta,garganta
A santa às vezes troca meu nome,e some
E some nas altas da madrugada, coitada

Trabalha de plantonista,artista
É doida pela portela, ói ela, ói ela
Vestida de verde e rosa, a rosa
A rosa garante que é sempre minha
Quietinha saiu prá comprar cigarro
Que sarro, trouxe umas coisas do norte
Que sorte, que sorte, voltou toda sorridente

Demente, inventa cada carícia
Egípcia, me encontra e me vira a cara
Odara, gravou meu nome na
blusa, abusa, me acusa
Revista os bolsos da calça

A falsa limpou a minha carteira
Maneira, pagou a nossa despesa
Beleza, na hora do bom me deixa, se queixa
A gueixa que coisa mais amorosa
A rosa

Ah, Rosa, e o meu projeto de vida?
Bandida, cadê minha estrela guia
Vadia, me esquece na noite escura
Mas jura
Me jura que um dia volta pra casa

Arrasa o meu projeto de vida
Querida estrela do meu caminho
Espinho cravado em minha garganta,garganta
A santa às vezes me chama de Alberto, Alberto
Decerto sonhou com alguma novela
Penélope, espera por mim bordando
Suando, ficou de cama com febre, que febre
A lebre como é que ela é tão fogosa,
A rosa

A rosa jurou seu amor eterno
Meu terno ficou na tinturaria
Um dia me trouxe uma roupa justa
Me gusta, me gusta, cismou de dançar um tango
Meu rango sumiu lá da geladeira
Caseira, seu molho é uma maravilha
Que filha, visita a família em sampa
Às pampa, às pampa, voltou toda descascada

A fada acaba com minha lira
A gira esgota minha laringe
Esfinge, devora minha pessoa
A toa, a toa, que coisa mais amorosa
A rosa...

Ah, rosa, e o meu projeto de vida?
Bandida, cadê minha estrela guia?
Vadia, me esquece na noite escura
Mas jura
Me jura que um dia volta pra casa

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CONFIRMADO: RExPA DOMINGO NO MANGUEIRÃO

Depois de uma novela que durou a semana toda acabei de saber diretamente do meu excelentíssimo chefe, Dr. Jorge Luiz Guimarães Panzera, Secretário de Estado de Esporte e Lazer, que o RExPA vai ser mesmo no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. E para que tudo aconteça como planejado nós, aqui na SEEL, vamos trabalhar até mais tarde.


Maíra

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

AGENDA

Amanhã, a Coordenação dos Movimentos Sociais - CMS/PA se reune para discutir a construção de um Seminário aqui no estado sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) que está sendo apresentado pelo Governo federal e pode ser um marco na garantia dos direitos humanos no Brasil.

No estado do Pará, a discussão se mostra ainda mais relevante pelo fato de o Poder Público aqui, ser o maior dos violadores de direitos, além de questões históricas como as disputas de terra, latifúndio, que representam, historicamente, uma verdadeira afronta a qualquer tipo de direito humano.


A reunião será às 15h, no Sindicato dos Bancários (tv. 28 de setembro, entre Doca e Quintino).

Ainda sobre o reajuste

Gostaria de fazer um registro que eu considero importantíssimo a respeito do reajuste.

Hoje cedo, assistindo o jornal, vi a notícia da possibilidade de o Ministério Público embargar a nova tarifa de R$1,85, que já vigora a partir de hoje.

Muito me alegra (de verdade) saber que o órgão, depois de algum tempo sem se posicionar em defesa da população, o faça!!!!

Agora resta torcer pra que isso realmente aconteça e dê resultados.

Observações sobre a votação no Conselho de Transporte

Ontem o jornal Diário do Pará divulgou a lista de quem esteve e quem não esteve presente na reunião do Conselho de transportes que ocorreu na segunda-feira (01.02). Dentre os que estiveram presentes votaram a favor da nova tarifa: SETRANSBel, CTBel, FEMECAM, SECON, SESAN, SEURB, SEGEP, Sindicato dos Taxistas, Os que votaram contra o reajuste foram:CBB, UMES, APPD, Federação dos Aposentados, mas o que realmente me chamou atenção, além, claro, do voto a favor da FEMECAM, foi a ausência do Sindicato dos Rodoviários.

Não vou aqui ficar fazendo especulações a respeito da ausência deste destacado sindicato, até porque houve outras faltas, mas quando de suas mais que justas pautas de reinvindicação, vão às ruas, param o trânsito, fazem diversas manifestações pra garantirem a melhoria nas condições de trabalho, e tem todo o apoio dos demais setores do movimentos sociais, mas diante do papel que desempenha esta categoria, me soa com grande estranheza a ausência em uma reunião decisiva como a de segunda-feira, e em quem o Sindicato dos Rodoviários poderia/deveria ter tido um posicionamento firme contra o reajuste.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

NÃO AO AUMENTO DA TARIFA DO TRANSPORTE!!!


Mais um capítulo, mais um dos demandos do (não tão) Excelentíssimo Prefeito Duciomar Costa, que dá mais um passo no sucateamento dosserviços públicos e um grande golpe no bolso dos trabalhadores e trabalhadoras ao aprovar o aumento da tarifa do transporte urbano em, nada menos que, R$ 0,15; depois de um verdadeiro circo armado entre o SETRANSBel (sindicato dos empresário do transporte) e a Prefeitura/CTBel (Dudu e sua trupe).


A pilantragem em sintonia

O SETRANSBel apresentou uma planilha absurda que propunha um aumento em R$ 0,27, (fora da realidade do planeta Terra), o que representaria um impacto de quase R$ 200,00 para quem pega mais de ônibus por dia, em contrapartida, a CTBel (tão boazinha!!!) propôs R$ 1,90 (que diferença!!), valor aprovado na reunião do Conselho de transporte do município por 8 x4, onde tivemos gratas surpresas, quando o presidente da FEMECAM (Federação das Associações de Moradores, Sr. Jorge Leal) votou a favor do valor apresentado pela CTBel. Pra fechar com "chave de ouro", Dudu vai homologar o valor de R$1,85. Alguém duvida de um superfaturamento na planilha? Ou que tem gente $orrindo pro vento.

Os estudantes, representados pela UMES - União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, estiveram presentes e manifestaram-se vigorosamente contra o valor, defendendo o congelamento do valor da tarifa e fezendo duras crítica à gestão municipal atual.


A justificativa é sempre a mesma.

Diante de tantas críticas e um grande desgaste do Poder Público municipal, ambos (empresário e Prefeitura) tentam se justificar em favor do reajuste com a velha desculpa da melhoria na qualidade do serviço ofertado, renovação da frota, etc, etc. Puro blá, blá blá, e eu nem preciso dizer porque disso todo mundo sabe. O que temos nas ruas são ônibus caindo aos pedaços, em quantidade ínfima para a necessidade de uma cidade como Belém, os trabalhadores do setor rodoviários mal remunerados (não vai demorar para eles também sairem em protestos para o aumento de salários e benefícios), sem condições dignas de trabalho e os Srs. Empresários rindo para as paredes, botando dinheiro no bolso, na cueca, nas meias e onde puderem.


Das ruas, das praças, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil!

Enquanto isso, dezenas de estudantes, trabalhadores, homens e mulheres, protestavam contra o aumento nos arredores da sede da Prefeitura, tendo inclusive o apoio de motoristas e da população que estava no local. O movimento social mostrou a que veio, e que seu compromisso é com o povo. CTB, UNE, UBES, UAP, UBM, CONAM, e diversas entidades estudantis e centros comunitários participaram do ato, e defenderam o congelamento da tarifa, até que se tenha mudanças concretas e visíveis, na melhoria do transporte público em Belém.


Maíra Nogueira
Secretária de Mulheres PCdoB/PA